sábado, 18 de fevereiro de 2017

Cid Castro e a marca do Rock in Rio

Aos 24 anos o jovem Cid Castro cria a marca do Rock in Rio. Era o ano de 1985 e o Brasil vivia o final da ditadura com o General João Figueiredo na presidência, porém fazendo a transição para a democracia. Com Tancredo Neves eleito (numa votação indireta), terminou um período de mais de 20 anos do regime militar no Brasil. Tancredo não chegou a tomar posse, tendo falecido devido a uma grave infecção generalizada e José Figueiredo, seu vice, foi empossado em seu lugar.
Muito fã de rock’nroll, Cid Castro, que era assistente de ilustrador na época, teve sua oportunidade ao roubar uma cópia do briefing que havia chegado ao departamento de criação da Artplan Publicidade, onde trabalhava. Cid ficava até tarde da noite em casa ouvindo rock e desenhando (às escondidas) o logotipo do que seria o maior festival de rock do mundo. Primeiramente imaginou uma guitarra com a forma do mapa do Brasil, mas logo percebeu que a grandiosidade do evento merecia o mapa da América do Sul. Então desenhou a guitarra com este feitio, por cima de um globo e as palavras “Rock in Rio” bem grandes no topo. Foi incentivado pelo redator Nizan Guanaes que levou seu desenho para ser visto por Roberto Medina. Foi um sucesso na redação e Medina veio pessoalmente parabenizá-lo pela beleza do trabalho.
Segundo Cid Castro a viabilidade do Rock in Rio foi muito difícil devido às dificuldades impostas pela ditadura militar; pela política do governo de Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro; pela Igreja Católica; pela falta de estímulo das empresas fonográficas e pela classe média que não queria ver seus filhos num evento que mexia com sexo, drogas e rock'n'roll.
Em 11 de janeiro de 1985 foi iniciada a primeira edição do festival de música Rock in Rio, realizada na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Foi um tremendo sucesso e o Brasil ficou reconhecido mundialmente como a capital do rock. Depois disso já houve 16 edições deste festival de rock, sendo seis no Brasil, seis em Portugal, três na Espanha e um nos Estados Unidos. Roberto Medina já prometeu que em 2017 o Brasil será sede de mais um Rock in Rio.
Cid Castro é autor do livro “Metendo o Pé na Lama”, que fala sobre o primeiro Rock In Rio e mora em Portugal há mais de vinte anos.


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