sábado, 22 de abril de 2017

Bronzeamento com Saúde



Quem não deseja ter um corpo dourado para exibir na praia ou simplesmente para realçar o decote e as pernas naquele vestido maravilhoso de verão?
A notícia boa é que um pequeno bronzeado, que mostra um leve tom corado, é fundamental para manter a saúde. A notícia ruim é que o bronzeado em demasia só serve para mostrar que a pele foi agredida e pode provocar câncer no futuro. Por isso, os dermatologistas indicam o uso do bloqueador e do filtro solar mesmo na sombra e nos dias sem sol. E aconselham às pessoas a ficarem expostas ao sol apenas nos horários antes da 10 horas e após as 16 horas, quando os raios solares não agridem a pele.  
Mas, para quem não abre mão de ter aquele tom de verão, comer frutas e legumes ricos em betacaroteno é a solução. Além de dar cor à pele, o betacaroteno também ajuda a barrar uma parte dos raios ultravioletas.
O betacaroteno é um pigmento carotenoide antioxidante que fornece o colorido dos vegetais. É o precursor da vitamina A e está presente nas frutas e legumes amarelos, vermelhos e alaranjados, ficando camuflado na clorofila dos vegetais verdes como o espinafre, a couve e o brócolis. O betacaroteno é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A e por isso é conhecido como provitamina A e é rico em caroteno, um pigmento que fica sob nossa pele, fornecendo a cor bronzeada. Por ser antioxidante ele inibe os radicais livres prevenindo o envelhecimento, a formação de câncer, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, além de ajudar na obtenção da cor bronzeada da pele. Isso porque, ao se transformar em vitamina A no nosso organismo, auxilia na formação de melanina, que é um pigmento da pele. É o betacaroteno que dá a cor dos vegetais.
 Algumas vezes, com o consumo demasiado de alimentos ricos em  betacaroteno, podemos ficar com um tom amarelado nas mãos e no rosto. Isso acontece muito com bebês que comem papinhas de frutas e sopinhas de legumes e verduras. No entanto, não é prejudicial à saúde, pois a substância não é tóxica. Basta interromper a ingestão destes alimentos que a coloração amarela desaparece.
Os alimentos mais ricos em betacaroteno são: mamão, laranja, cenoura, manga, abóbora, batata-doce, beterraba, brócolis, couve e  espinafre. Enfim, todos os de cores amarela, alaranjada, vermelha e verde. São eles que propiciam à nossa pele, mesmo na ausência do sol, a cor bronzeada que tanto procuramos.
Abaixo segue uma vitamina que lhe fornecerá uma boa quantidade de betacaroteno e, por conseguinte, de vitamina A:
Ingredientes:
·        1copo de suco de laranja
·        ½ beterraba crua
·        1 cenoura média
Modo de fazer: 
Centrifugue a cenoura e a beterraba. Misture com o suco de laranja.  Sirva gelado, com açúcar ou adoçante.
   O uso de suplementos de betacaroteno é aconselhado para aquelas pessoas que não se alimentam corretamente e que ingerem poucos vegetais coloridos. Por não apresentarem toxicidade, podem ser usados quando receitados por médico ou por nutricionista.
 Quanto ao bronzeamento artificial, a Sociedade Brasileira de Dermatologia não aconselha seu uso, pois pode provocar câncer de pele (melanoma). E a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou várias restrições às câmaras de bronzeamento, inclusive a obrigação de avaliação médica prévia e sua proibição para menores de 16 anos.

                     Márcia Regina Schweizer – Jornalista e Poetisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário